Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Sobre

Publicado: Sexta, 01 Julho 2022 15:47 | Última Atualização: Sexta, 26 Agosto 2022 14:25 | Acessos: 781

O Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Pará foi criado em 1970, tendo oferecido as primeiras vagas do Concurso Vestibular a partir de 1971.

O curso é vinculado à Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e em 2007, pela Resolução nº 3610/2007, do CONSEPE foi aprovado o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Química que modernizou toda a estrutura curricular nos aspectos didáticos e metodológicos, tendo como característica principal a participação do discente de modo a desenvolver a capacidade de produção, expressão, resolução de problemas e senso crítico.

O Curso de graduação em Engenharia Química oferecido pela Faculdade de Engenharia Química da UFPA deverá valorizar mecanismos capazes de desenvolver no estudante a cultura investigativa frente a problemas afetos à criatividade e/ou gestão na indústria de processos químicos e/ou físicos, a problemas ambientais, trabalhando sempre que possível em equipes que envolvam, necessariamente, diversas áreas afins, assim como as áreas de ciências humanas, ressaltando sempre o fato de que a Engenharia é uma combinação da Ciência e da Arte visando usar matérias primas para conveniência da humanidade.

O desenvolvimento da Engenharia Química no país depende da preparação de profissionais qualificados que apresentem inovações tecnológicas através de aproveitamento destes recursos naturais aumentando a participação do Brasil no mercado internacional. Desta forma, a orientação de princípios como: interdisciplinaridade, estreitamento da relação teoria-prática e da flexibilidade serão desenvolvidos no curso através do estímulo a atividades tais como:

  • fazer com que, a maioria das atividades, desenvolvidas em sala de aula, seja realizada em equipes propiciando assim, a interação social;
  • induzir o aluno a interagir com estudantes de áreas afins para resolução de problemas mais complexos, favorecendo assim a colaboração multiprofissional;
  • estimular o aluno a aprender mais de uma língua, através de orientação para a procura de leituras técnicas, livros, artigos, etc., em línguas estrangeiras;
  • aplicar conteúdo programático através de seminários, relatórios e monografias, com o intuito de desenvolver a capacidade de comunicação e elaboração própria;
  • manter os alunos sempre próximos à realidade de seu mundo profissional, seja pelos estágios, seja por visitas técnicas ou através de aulas práticas desenvolvidas dentro das próprias indústrias, sempre que possível.
  • promover em diversas ocasiões, ao longo do curso, situações onde temas como ética, relações humanas na empresa moderna, educação continuada, desenvolvimento sustentado, entre outros, possam ser debatidos amplamente entre os alunos, professores e convidados, tais como, empresários, engenheiros, pesquisadores e educadores de modo geral.
  • aprofundar o aprendizado vivencial por meio de atividades complementares.
registrado em:
Fim do conteúdo da página